R&W Solutions and Services – Medição, detecção e monitoramento de radiação gama

A IMPORTÂNCIA DA CALIBRAÇÃO NA EFICIÊNCIA DO SEU SISTEMA DE DETECÇÃO DE RADIOATIVIDADE

Qual a relação entre a vida útil dos cintiladores tipo PVT, as calibrações e a eficiência na detecção de fontes radioativas? A seguir mostraremos porque é importante manter as calibrações em dia e monitorar o envelhecimento dos PVTs

A RadComm Systems está no Brasil há mais de 10 anos e é líder no fornecimento de soluções e serviços em radioproteção, com uma base instalada superior à 100 equipamentos espalhados por todo o território. As empresas que adquirem os produtos da marca, sabem que pelo menos uma vez ao ano é necessário providenciar as calibrações dos equipamentos. Mas afinal, qual a importância desse trabalho que vai além de estar em dia com os órgãos reguladores e as normas internas de segurança?

Os sistemas veiculares de detecção como também os aparelhos manuais em funcionamento atualmente, contam com cintiladores do tipo PVT (Polivinil Tolueno), que se trata basicamente de um polímero sintético que é luminescente quando irradiado por radiações ionizantes. A exposição desse material em certas condições ambientais externas por um longo período ocasiona em um “embaçamento” ou “amarelamento” que resulta na redução da coleta de luz dos tubos fotomultiplicadores conectados a ele e consequentemente na dificuldade de detecção de baixos níveis de raios gama, afetando consideravelmente os níveis de medição. Nas imagens abaixo, mostra-se uma comparação que fizemos durante um serviço de substituição dos PVTs em um de nossos clientes. Pode-se observar a diferença no aspecto físico entre um PVT com quase 10 anos de uso e de um novo, como também na diferença média superior a 70% na medição de uma mesma fonte de teste, antes e depois da substituição dos cintiladores PVT com o mesmo hardware e software.

Nesse contexto, as calibrações são de extrema importância pois elas compensam a perda gradual de eficiência dos cintiladores PVT ao longo dos anos, através do ajuste de tensão HV (high-voltage), garantindo a eficiência operacional do sistema e um ambiente livre de contaminação. É importante também acompanhar a vida útil dessas partes, já que, segundo o fabricante St. Gobain, estima-se que a degradação do desempenho seja da ordem de 3% ao ano, mas podendo chegar até 10% ao ano para energias abaixo de 100 KeV.

A R&W é a representante oficial da RadComm Systems no Brasil e oferece serviços e suporte técnico especializado em radioproteção, como também o fornecimento de equipamentos e aparelhos para as mais variadas aplicações. Se você tem o interesse em conhecer nossos produtos e serviços ou se já é cliente e necessita de suporte técnico, entre em contato conosco através dos canais de atendimento que estaremos prontos para atendê-los!